Chegou pra mudar o streaming, mas já se foi

BIZNESS

Chegou pra mudar o streaming, mas já se foi

Redação
Redação
30 junho 2022Última atualização: 30 junho 2022

Nem só de sucesso vivem os cases do mercado. Na verdade, a grande maioria dos negócios não vingam. Mas alguns desses prometem tanto, que viram case de fracasso.

Em 2020, a Quibi apareceu com a nova plataforma que revolucionaria o mercado de streaming. E ela tinha — quase — tudo pra isso:E mesmo assim… Em apenas seis meses de operação, a empresa anunciou que estava encerrando suas atividades.

E qual foi o motivo para dar ruim?

Nada de bola de cristal por aqui. Há algumas razões possíveis — e provavelmente foi o conjunto delas…Primeiro, o mercado e o modelo de negócio: Com diversas plataformas de grandes empresas e produtoras, ganhar espaço é bem difícil; fazer as pessoas pagarem, mais ainda.O app não permitia tirar prints ou compartilhar trechos de suas produções. Essa funcionalidade até evitaria plágio e conteúdo pirateado, mas, ao mesmo tempo, tirou o poder de viralização. Faca de dois gumes.Outro ponto… A ideia da Quibi era fazer conteúdo curto e adaptado para o formato vertical do celular, exatamente para ser assistido nos intervalos da correria da rotina — no transporte pro trabalho, por exemplo.
  • Com pandemia e as pessoas ficando em casa, elas passaram a ter mais tempo para assistir a séries e filmes.
Além disso, a empresa não conseguiu enxergar quem eram seus maiores concorrentes — não eram os serviços de streaming.Pare pra pensar: Você não dá play numa série quando está esperando o Uber. Você, provavelmente, abre o seu TikTok ou Instagram, até o tempo passar.
  • Sem entender quem roubava a atenção dos seus potenciais clientes, a empresa não conseguiu desenhar estratégias efetivas para mudá-los de app.
Alguns meses depois de suspender as atividades, a Quibi vendeu suas produções para o serviço de streaming Roku. E, assim, a empresa saiu 100% do mercado.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã