A sacada que faz a Amazon gerar mais de US$ 10 bi por ano

BIZNESS

A sacada que faz a Amazon gerar mais de US$ 10 bi por ano

Redação
Redação
11 julho 2023Última atualização: 11 julho 2023
Hoje, começa o Amazon Prime Day 2023. Mas essa história não começou agora. Era 2015 quando Bezos e cia. criaram a data para celebrar o 20º aniversário da companhia.A ideia por trás era oferecer ofertas para os membros do Amazon Prime, que, hoje, são mais de 200 milhões de pessoas. É uma população do Brasil apenas na base de assinantes do serviço.
  • Deu muito certo. Rapidamente, o evento se tornou o maior dia de compras da Amazon do ano, ultrapassando até mesmo a Black Friday.
As ofertas da data, inicialmente, duravam apenas 24h. Em 2019, passaram a valer por 48h — o que impulsionou ainda mais as vendas nos anos seguintes.Recorde atrás de recorde. A cada ano que passa, as vendas do Prime Day só crescem. Somente no ano passado, totalizaram US$ 12 bilhões.
  • Para te dar uma noção de grandeza… Isso representa cerca de 2,5% do faturamento de 2022 da companhia, que ultrapassou os US$ 500 bi.
E não era para menos. Afinal, foram mais de 100 mil itens vendidos por minuto — um total de mais de 300 milhões— durante o Prime Day 2022, o que trouxe US$ 1,7 bilhão em economia para os compradores.Graças ao sucesso da data, outras varejistas como Walmart, Best Buy e Target também criaram suas versões e começaram a dar descontos na data, para não ficarem de fora dessa brincadeira.

O que as pessoas mais compram no Prime Day? 🛒

Em geral, itens que elas já estão acostumadas a adquirir na plataforma, como produtos de saúde, beleza e eletrônicos.Essas três categorias foram compradas por mais de um quarto dos compradores Prime.

A sacada por trás do programa 💡

Vamos além do Prime Day, e olhar, de forma mais macro, o impacto do Amazon Prime no bizness da BIG TECH.
  • Para início de conversa, é comprovado que os membros Prime gastam mais que os não-membros, o que justifica os esforços da companhia para fortalecer o programa.
O próprio Prime Day contribui para isso. Oferecer descontos exclusivos para assinantes gera o desejo de assinar. Sem contar as demais vantagens, válidas o ano todo, como frete grátis em compras, acesso ao Prime Video e outros.Do lado da Amazon, também há muitas vantagens. Além de gerar uma renda recorrente para a companhia, as assinaturas deixam os consumidores mais propensos a comprarem mais, para aproveitarem os benefícios e, inconscientemente, evitarem o sentimento de “estou pagando isso à toa”.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã