A estratégia de recompensas da Starbucks ☕️

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A estratégia de recompensas da Starbucks ☕️

Redação
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28 fevereiro 2023Última atualização: 28 fevereiro 2023

Bebidas gratuitas, evitar filas e presente no dia do aniversário. Esses são alguns dos benefícios do Starbucks Rewards — programa de fidelidade oferecido pela famosa rede de cafeterias.⁠

  • Desde que a Starbucks começou a recompensar os membros desse programa pelos dólares gastos, sua adesão disparou.
Mais da metade das vendas das lojas na terra do Tio Sam vieram de participantes do Starbucks Rewards no último trimestre.Hoje, são mais de 30 milhões de membros ativos nos EUA — quase 1 em cada 8 adultos norte-americanos.

O que está por trás desse programa?

Recorrência. Basicamente, o objetivo da empresa é aumentar a fidelidade dos clientes, através da criação de incentivos que façam com que eles voltem a consumir lá.
  • Pra você ter uma ideia… Em média, os membros do Starbucks Rewards gastam 3 vezes mais do que os clientes não-membros.
Além do aumento no consumo, tem outro benefício bem relevante para a companhia: os dados.Através das interações no app é possível entender os hábitos de consumo e interesses dos clientes, o que permite personalizar a experiência e oferecer condições exclusivas de acordo com os gostos de cada pessoa.Junte as ofertas personalizadas exclusivas a uma boa estratégia de gamificação, que o resultado não poderia ser outro senão o sucesso do programa.

Outro benefício não tão óbvio 🏦

A cafeteria que parece um banco. Falamos sobre isso na terceira edição da história do dêbiz. Como já faz tempo, vale relembrar.Muitos membros do Starbucks Rewards cadastram cartões de crédito e deixam dinheiro parado no app para usar nas lojas da rede.
  • Na prática, é como se a empresa estivesse pegando um empréstimo de graça.
E os números são expressivos… É quase US$ 1,5 bilhão dos clientes para usar como se fosse uma linha de crédito.Esse valor é superior ao que alguns bancos têm de seus clientes. Só que, ao contrário deles, a gigante do café não precisa manter parte desse valor disponível.Afinal, o que os clientes têm é um crédito virtual disponível — e não o dinheiro em si — que só poderá ser usado em lojas virtuais. A grana parada está com a Starbucks.
  • Em outras palavras, ela não deve dinheiro aos consumidores. Mas, sim, cafés e Frappuccinos. risos.
Além disso, por ano, a companhia ainda consegue uma rentabilidade na casa dos 10%. Sim, são cerca de US$ 150 milhões de receita anual sem esforço adicional algum. Starbucks ou Starbank?
Redação

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