A data de compras que supera a Black Friday 🇨🇳

BIZNESS

A data de compras que supera a Black Friday 🇨🇳

Redação
Redação
15 agosto 2023Última atualização: 15 agosto 2023
Dia dos Solteiros. Chegou o momento de comemorar — ou se lastimar (risos) — por essa data que, no Brasil, é celebrada hoje, no dia 15 de agosto.
  • "Celebrada" entre aspas, uma vez que, por aqui, não temos o costume de fazer nada de especial na ocasião.
Já na China, a história é outra. Por lá, o Dia dos Solteiros é em 11 de novembro, quando diversas lojas online fazem muitas promoções e descontos para confortar os corações vazios.É uma espécie de Black Friday, mas com uma dimensão ainda maior. Pois é. Antes de entrarmos mais afundo nos números, é importante destacar seu maior protagonista: Alibaba.

Como tudo começou... 🔙

A data chinesa foi criada por um pequeno grupo de universitários solteiros, como uma resposta às tradicionais celebrações de casais, como o Dia dos Namorados.O motivo da escolha da data foi o fato de que o número 1 simboliza uma pessoa sozinha. O 11/11 é como se fosse quatro solteiros juntos.Mas a brincadeira ficou séria. Em 2009, o Alibaba começou a usar o dia como um festival de compras de 24 horas que oferecia descontos em compras online, o que inspirou várias outras empresas a fazerem o mesmo.
  • Como resultado disso, por incrível que pareça, a data se tornou o maior dia de compras física e online do mundo.
Ao longo dos anos, o Alibaba expandiu suas promoções, que, hoje, acontecem do dia 1º de novembro até a data comemorativa, no 11º dia do mesmo mês. Desde então, as vendas crescem a cada ano:

É de deixar o queixo caído

Estamos falando de um festival de descontos em que uma empresa, SOZINHA, movimenta mais dinheiro que todas as varejistas dos EUA, SOMADAS, nas maiores datas de desconto existentes.
  • Pense que o Single's Day chinês é quase 10 vezes maior que a Black Friday dos EUA. No mínimo, impressionante.
Isso sem considerar as outras gigantes do e-commerce chinês, que, inspiradas no Alibaba, adotaram a data. No total, o evento movimenta em torno de US$ 150 bilhões por ano15 vezes mais que a Black Friday americana.

E em 2022? 🤔

No ano passado, pela primeira vez, o Alibaba e outras gigantes do e-commerce chinês não divulgaram seus resultados das vendas do Dia dos Solteiros.O principal fator que explica isso é o impacto econômico e psicológico das políticas "zero-COVID" da China, que afetaram as vendas. Segundo o Alibaba, o desempenho ficou "em linha com o do ano anterior".Por maior que seja o número, considerando o rápido crescimento YoY, manter os níveis representa uma desaceleração da empresa.

Para fechar: Brasil 🇧🇷

Embora a data brasileira seja hoje, o Alibaba segue o calendário chinês para fazer suas ofertas no Brasil. Há 4 anos, o grupo realiza o festival por aqui em novembro, com promoções e ofertas exclusivas para os solteiros do nosso país.

Conteúdos complementares do the biz

🛒 Alibaba Group. Entenda o bizness da BIG TECH chinesa.💑 Namoro online? Panorama geral do mercado dos aplicativos de dating.💘 Aquisição do Bumble. As lições de negócios por trás da compra de um app de dating.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã