A balada que barrou Elon Musk?

BIZNESS

A balada que barrou Elon Musk?

Redação
Redação
15 agosto 2023Última atualização: 15 agosto 2023

(Foto: Reuters | Reprodução)

Era um final de semana comum de 2022, em Berlim, na Alemanha. Exceto por um pequeno detalhe...Elon Musk tinha acabado de inaugurar a primeira fábrica da Tesla da Europa na região, e não quis deixar de aproveitar a noite de um dos principais polos de música eletrônica do mundo.
  • A escolha do bilionário foi um lugar icônico chamado Berghain, que tem a fama de ser uma das festas mais difíceis de entrar do mundo.
Só para dar um contexto... O lugar toca techno, fica aberto de sexta à noite até segunda de manhã e, durante todo esse período, é preciso encarar uma fila que chega a durar algumas horas para tentar entrar.

(Foto: IMAGO | Votos-Roland Owsnitzki)

"Tentar". Isso porque quem decide quem entra ou não é um segurança que fica na porta, que escolhe de forma subjetiva— sem regras ou padrões definidos.Para você ter uma ideia, nem o Musk parece ter conseguido. Nessa sua visita à cidade, após supostamente ter tentado entrar, ele fez o seguinte tweet:Embora tenha dito que se recusou a entrar, a internet não perdoou e caiu em cima dele, dizendo que Musk foi barrado e não gostou disso.Até porque, algumas horas depois, ele fez outro tweet. Será que ficou ressentido?

Let's talk bizness... 🦄

Do ponto de vista de um negócio, a exclusividade é um dos pontos altos. Essa dificuldade atrai curiosos e cria um desejo de entrar na festa.A essência do lugar é underground. É um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis para serem quem são e fazerem o que quiserem.
  • Inclusive, os frequentadores locais, mais assíduos, nem gostam tanto da presença de turistas na casa, pois enxergam o lugar quase que como um refúgio para eles.
Além disso, não é permitido tirar fotos lá. Ao entrar, as câmeras dos celulares são tampadas. Isso (i) fortalece os sensos de exclusividade e comunidade, (ii) gera curiosidade e (iii) torna o ambiente mais seguro, do ponto de vista das pessoas poderem ser mais “livres” lá dentro.Todos esses fatores compõem a proposta de valor do local. Quando um negócio cumpre o que prega com consistência,ele ganha a confiança e fidelidade dos clientes, que sabem o que esperar de lá — e voltam em busca disso. Essa lógica vale para qualquer empresa.Pra fechar… A Berghain também tem outras linhas de receita, além das vendas de ingressos, que custam na casa dos €20, como realização de eventos especiais e colaborações e venda de produtos relacionados à marca.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã