A análise de um negócio que vai te deixar com água na boca 🍔

BIZNESS

A análise de um negócio que vai te deixar com água na boca 🍔

Redação
Redação
26 janeiro 2023Última atualização: 26 janeiro 2023

🧐 Conheça o Cabana

O Cabana Burger é uma hamburgueria artesanal.

💰 Modelo de negócios

O faturamento da empresa vem das próprias lojas, sendo que todas as unidades são próprias.

🛣 Como tudo começou…

O Cabana surgiu em 2016, de uma brincadeira entre alguns amigos de infância.A cidade de SP vivia um boom de hamburgueria e, como eles trabalhavam em escritórios lado a lado, sempre almoçavam juntos.O que mais gostavam de comer era hambúrguer e, por isso, estavam sempre conhecendo hamburguerias. Mas sempre tinha algum defeito — seja no sabor, atendimento ou ambiente.
  • Foi aí que eles começaram a se perguntar: “E se a gente tivesse a nossa?”.
A brincadeira ficou séria. Eles decidiram criar a própria hamburgueria e, em cerca de três meses, nascia o Cabana — inspirado na rede americana Shake Shack.A primeira unidade, inaugurada na Oscar Freire, foi um sucesso. Muito pela qualidade do produto, espaço e atendimento, aliados a uma boa visão de cliente. Essa é a diferença de amar o que faz.
  • Aquela brincadeira foi se profissionalizando e a loja estava lotando dia após dia. Logo no segundo mês, faturaram R$ 1 milhão.
Agora, sim, o Cabana virou um negócio e era a hora de expandir. De lá pra cá, mesmo durante a pandemia — muito impulsionados pelo delivery —, a rede seguiu crescendo.Hoje, são 24 lojas espalhadas no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, além de uma unidade sazonal em Trancoso.

📈 Recebeu investimentos?

Começou com dinheiro dos sócios e, em março de 2020, levantou R$ 60 milhões com a gestora Treecorp Investimentos.

👫 Quem está por trás desse negócio?

São seis sócios, sendo que Bruno Lemos, Evandro Borovicz e Paulo Assarito estão mais envolvidos na operação. Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles.

🔮 Nossa análise

O mercado de hamburgerias é bastante concorrido. Você já deve ter percebido isso ao abrir um app de delivery ou andar pelas ruas da sua cidade — ainda mais em SP.
  • Quando a concorrência é grande, a solução é se diferenciar pra não ser engolido pelos outros players.
O Cabana vem fazendo isso muito bem. Mais de 80% do cardápio é produzido, de forma artesanal, na Cozinha Centralda própria empresa, que fica em Alphaville. De lá, distribuem diariamente para as lojas.Isso permite ter maior controle de qualidade e garantir o frescor dos ingredientes — uma grande oportunidade de diferenciação, embora muitos consumidores não saibam.Além disso, a rede possui ambientes aconchegantes, bem focados na experiência do cliente. Inclusive, o nome “Cabana” é porque as lojas não tem portas.
  • Mesmo assim, é preciso ter cuidado com os concorrentes e com outras propostas de valor.
Um exemplo é o Patties, que surgiu em 2019 e se tornou um fenômeno em SP, com uma proposta mais voltada para o “rápido” — Grab and Go.Muito provavelmente o Cabana está de olho nesse movimento e, além de buscar expandir suas lojas, vale pensar em como combater isso.⚠️ Outro ponto de atenção… A pandemia influenciou muitas pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável.
  • O público que ama hambúrgueres continua existindo — o que não deve mudar —, mas é importante ressaltar essa maior preocupação com a saúde.
Ainda que os ingredientes do Cabana sejam selecionados e mais naturais do que de muitas redes de fast-food, continuam sendo alimentos com muitas calorias.Será que valeria a pena pensar em algo voltado para esse público? Ou melhor focar apenas em quem não liga tanto pra isso — e em quem quer dar uma escapadinha da dieta?

📚 Para aprofundar

💼 Quer trabalhar lá?

Se você quiser se juntar às +700 pessoas que trabalham no Cabana, veja aqui o site de carreiras deles.

🦄 E o meu bizness?

Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.Lembrando... Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas. 100% independente.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã