O que está acontecendo com esse cara?

BIG STORY

O que está acontecendo com esse cara?

Redação
Redação
8 janeiro 2025Última atualização: 8 janeiro 2025

FREE SPEECH FOR ALL. Em um vídeo publicado em sua própria conta, Mark Zuckerberg anunciou uma mudança drástica na maneira como um conteúdo será “classificado” em suas plataformas — e talvez em como a internet funciona.

Explicando melhor… Atualmente, os aplicativos da Meta contam com organizações terceirizadas que verificam se uma postagem é ofensiva, mentirosa ou mesmo ilícita, determinando se aquele post deve ser “reprovado” ou se pode seguir normalmente.

  • Essas organizações, conhecidas como fact-checkers, ganharam muita evidência por questões políticas e incluem veículos como Reuters, UOL, Estadão, Agência Lupa, Aos Fatos e AFP.

Acontece que, para surpresa de todos, Tio Mark disse que esses “reguladores” não poderão mais classificar os conteúdos, transferindo essa responsabilidade para os próprios usuários.

What??? É isso mesmo que você leu. Seguindo os passos de Elon Musk no Twitter (X), daqui pra frente a audiência é que irá determinar se um post é real ou fake — por exemplo.

Há mais de um ano, essa ferramenta funciona no X, permitindo que uma espécie de contexto seja adicionado a uma postagem “duvidosa”, indicando que aquele conteúdo pode ser falso ou errôneo. Veja um exemplo:

Qual a real relevância disso?

Mais do que uma simples mudança de funcionalidade, Zuckerberg assumiu que o sistema de moderação criado por eles há alguns anos passou alguns limites e acabou se tornando uma “ferramenta para silenciar opiniões diferentes”.

O CEO da Meta ainda criticou expressamente a regulação das redes sociais por parte de alguns governos, mencionando, inclusive que “tribunais na América Latina possuem poder de exigir que redes sociais removam conteúdos silenciosamente”.

👨‍🦲 Você deve se lembrar da briga de Musk x Moraes, que teve origem exatamente por causa desse problema. Musk afirmava que era “obrigado a remover perfis” sem saber por qual motivo e que aquilo seria uma espécie de censura.

Zuck ainda prometeu, com todas as palavras, resistir “à pressão de censura”, destacando o compromisso com a liberdade de expressão e um ambiente mais aberto para a troca de ideias.

🇧🇷 O anúncio acontece no momento em que o STF está revisando a maneira como o Brasil lida com as redes sociais, sendo que muitos ministros já se manifestaram em favor da regulação.

🤡 Não duvide se seu Reels sair do ar… O Ministério Público brasileiro nem esperou virar o dia para pedir explicações e mandou intimar a Meta para dar mais explicações sobre a mudança.

#TrumpEffect 🇺🇸

Desde que Donald venceu, Zuckerberg vinha articulando movimentos para se tornar mais alinhado com o que Trump promete: fortalecer o free speech nos EUA. “Se não temos liberdade de expressão, não temos um país livre.”

E os americanos — não só os eleitores — parecem concordar com Trump, já que uma pesquisa do NY Times mostrou que 80% dos americanos omitem suas opiniões por medo de retaliações ou críticas e 66% julgam não ter liberdade de expressão.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã