Os olhos do mundo continuam sobre a Venezuela

BIG STORY

Os olhos do mundo continuam sobre a Venezuela

Redação
Redação
31 julho 2024Última atualização: 30 julho 2024
(Imagem: AFP)

(Imagem: AFP)

Onde estão as atas? Essa é a pergunta feita pelas autoridades internacionais, que exigem que Nicolás Maduro divulgue os boletins de urna de cada local de votação — o que não aconteceu desde domingo.

🗳️ Na verdade, a oposição venezuelana até publicou as atas que conseguiram nos locais de votação, somando 73,2% das urnas do país. Elas apontam vitória de González sobre Maduro por 6,2M a 2,7M.

Mas aí entra no dilema… A divulgação da oposição não é “oficial”. No entanto, a Justiça da Venezuela é aliada ao governo Maduro, inclusive com familiares dele sendo peças-chave nela.

O panorama atual

  • 🥊 Países como Argentina, Chile, Uruguai e Peru contestaram o resultado e tiveram os diplomatas e embaixadores expulsos;
  • 🤝 Outros países como Rússia, China, Cuba, Irã e Coreia do Norte reconheceram a votação e parabenizaram Maduro;
  • 🇺🇳 A ONU pediu transparência total na apuração;
  • 🌎 A Organização dos Estados Americanos não reconheceu o resultado e propôs uma nova eleição na Venezuela.

Por aqui, Lula falou pela 1ª vez 🇧🇷

“Nada de grave, nada assustador”. Foi assim que o presidente brasileiro tratou a questão venezuelana. Na opinião do petista, a imprensa está tratando o assunto como se fosse a 3ª guerra mundial.

Lula disse que a apresentação das atas é o único jeito de resolver a briga. Segundo ele, os que discordam do resultado devem entrar com recurso na Justiça e deixar que ela resolva o processo.

Depois disso, a oposição ressaltou que a própria ONU classifica o Judiciário da Venezuela como uma peça de repressão do governo Maduro, criticando a fala do presidente brasileiro.

Do outro lado, o PT disse que a vitória de Maduro foi democrática e representou a soberania do povo. Além disso, o presidente dos EUA, Joe Biden, ligou para Lula para entender a posição do brasileiro. 📞

Em reunião com um assessor de Lula que está no país, Nicolás Maduro disse que vai divulgar todos os documentos eleitorais assim que um “problema na rede elétrica” for resolvido — só não se sabe quando.

Enquanto isso, as ruas estão um caos 🔥

Cada vez mais protestos contra a fraude e contra a ditadura de Maduro se espalham pelas cidades com milhares de venezuelanos. Pelo menos 5 estátuas de Hugo Chávez foram derrubadas.

A repressão também aumenta: Além da polícia local, militares do Exército estão enfrentando manifestantes. Já são ao menos 11 mortos e 749 presos — inclusive um líder da oposição, que foi sequestrado.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã