
O tigrinho soltou as cartas — até demais
BIG STORY
O tigrinho soltou as cartas — até demais


(Imagem: Fortune Tiger)
Casa de apostas, bets, tigrinho... As apostas online viraram a grande febre do país. Impulsionados por influenciadores, promoções e um mercado em expansão, milhões de brasileiros estão entrando na roda.
Mas, o que parecia ser apenas uma moda agora tem números alarmantes. Bilhões de reais, até recursos do Bolsa Família, estão indo parar nas apostas, e o Brasil já lidera o ranking mundial.
Falando em números... Entre os primeiros oito meses de 2024, 24 milhões de brasileiros gastaram uma média de 20,8 bilhões de reais por mês nas plataformas de apostas – e isso só considerando os pagamentos via Pix.
- Dos 14,1 bilhões de reais distribuídos mensalmente pelo Bolsa Família, 3 bilhões foram repassados para as bets – novamente, apenas via Pix.
Em 2022, o Brasil foi o líder mundial de apostas online, com 113,9 milhões de apostas registradas, superando os Estados Unidos (77,9 milhões). E olha que, apesar de 16% da população não ter acesso à internet, o Brasil ainda tem o segundo maior tempo de navegação diária no mundo — 9 horas e 13 minutos.
Big number, né? As apostas viraram uma máquina de propaganda, invadindo tudo, desde os campeonatos de futebol até a TV. A Betano, por exemplo, comprou os direitos de nome da Série A do Campeonato Brasileiro por algo entre 70 e 80 milhões de reais.
O Flamengo arrecadou 105 milhões de reais da Pixbet em 2024, e o Corinthians fez um contrato de 120 milhões de reais com a VaideBet – mas rescindiu depois de suspeitas de irregularidades.
Influenciadores e o “cachê da desgraça alheia’’
O jogo vai além do futebol… Quem realmente faz a engrenagem girar são os influenciadores e sub celebridades, que viraram embaixadores das plataformas.
Eles divulgam os links nas redes sociais, recebendo cachês milionários não só dos patrocinadores, mas também do bolso de quem os segue.
A Virgínia, por exemplo, assinou um contrato polêmico com a plataforma Esportes da Sorte, onde recebe 30% do que os usuários perdem nas apostas feitas por meio de seu link.
- Ou seja, se um apostador perder 100 reais, ela ganha 30. Hoje, ela tem mais de 52 milhões de seguidores no Instagram.
O primeiro anúncio de Virgínia na Esportes da Sorte, em janeiro de 2023, atraiu 120 mil novos apostadores. Pouco depois, ela trocou de plataforma, firmando contrato de 29 milhões de reais por ano com a Blaze.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se